Este curso tem como objetivo graduar profissionais da área comercial ou nela interessados em desenvolver talentos e competências para atuar no processo de comercialização nos segmentos de atacado, varejo e representação com a flexibilidade exigida pela nova economia.
Busca desenvolver um profissional dotado de visão estratégica e atitude empreendedora, ao passo que o aluno é constantemente desafiado a gerar soluções para problemas relacionados ao trade, posicionamento de mercado, gestão do relacionamento, criação de vantagens competitivas, além de estudar outras áreas relacionadas à vendas, mas que afetam o desempenho das organizações, como comunicação, custos, previsão de demanda, projetos, e recrutamento, seleção e treinamento da equipe comercial e seus impactos na rentabilidade e visibilidade da organização.
De R$ 1.048,26
40% OFF*
Por R$ 628,95
*Percentual de desconto promocional concedido para os alunos entrantes em 2024/2. Desconto na matricula não acumulativo a outros descontos no semestre.
Para conhecer outros descontos, programas de bolsas e finaciamento, clique aqui
Curso Reconhecido no MEC
Tecnólogo em Gestão Comercial
Ato de Reconhecimento
Portaria nº 604, de 13 de outubro de 2016, publicada no DOU em 14 de outubro de 2016
Gestão Empresarial e Comercial
60h
Linguagem e Gêneros Textuais
60h
Matemática Empresarial
60h
Postura e Competência Profissional
60h
Projeto Integrador em Gestão Comercial I
80h
Teoria Geral da Administração
80h
Psicologia e Comportamento Organizacional
60h
Matemática Financeira
60h
Linguagem e Comunicação Organizacional para Equipe de Vendas
40h
Disciplina Eletiva I
40h
Projeto Integrador em Gestão Comercial II
80h
Administração Financeira e Orçamentária
80h
Direito Empresarial
80h
Microeconomia
40h
Sistemas de Informação e Tecnologia de Comércio Eletrônico - CRM
40h
Marketing I
80h
Projeto Integrador em Gestão Comercial III
80h
Marketing II
80h
Gestão de Custos e Formação de Preço de Venda
60h
Gestão de Comércio Atacadista e Varejo
40h
Disciplina Eletiva II
40h
Disciplina Eletiva III
40h
Disciplina Eletiva IV
40h
Projeto Integrador em Gestão Comercial IV
80h
A Faculdade possui o seu próprio Centro de Pesquisas, denominado Rachid Mohamd Chibib, saudoso fundador da PIO XII, cujas atividades tiveram início em 02 de julho de 2007 desenvolvendo as mais diversas pesquisas de mercado para as organizações privadas, como também pesquisas socioeconômicas para a área público, por meio de convênio. Os nossos alunos participam ativamente das linhas de atuação do Centro de Pesquisas, que são:
1 – Revista Científica Sapientia, que tem como objetivo alcançar (interna e externamente) o reconhecimento como instrumento de disseminação do conhecimento científico, da pesquisa e da excelência que caracteriza a Faculdade PIO XII.
2 – Pesquisas de Mercado que envolvimento Gerenciamento de pesquisa, de acordo com a demanda de mercado e com as oportunidades (necessidades e pertinência) de temas de interesse da comunidade acadêmica, das organizações privadas e das entidades públicas do Estado.
3 – Seminários e Congressos, criando um acompanhamento constante e consistente dos trabalhos participados na Faculdade PIO XII com todas as formas de divulgação de trabalhos científicos, sejam congressos, seminários, workshops, revistas, jornais, etc. Veja os artigos de professores e alunos da PIO XII apresentado em Congressos e Seminários.
4 – Pesquisas Institucionais que permitem contribuir com a Comissão Própria de Avaliação (CPA), inclusive aqueles relacionados à percepção da satisfação de alunos e ex-alunos da Faculdade. Promova o estreitamento do relacionamento da Faculdade com o mercado externo, sempre na convergência e em relação à sua área de atuação.
As escolas de Administração comprometem-se a oferecer um ensino de excelência reconhecem a importância de contar com uma Empresa Júnior. Essa iniciativa é valorizada pelas empresas ao avaliar os currículos dos candidatos. A Empresa Júnior proporciona aos alunos a oportunidade de assumir responsabilidades ao atender os clientes, buscando orientação dos professores. Essa experiência promove o amadurecimento dos alunos, tornando-os mais proativos no mercado de trabalho ao propor soluções e buscar a resolução de problemas.
Denominada como Centro de Desenvolvimento Empresarial, essa estrutura autônoma na faculdade une o conhecimento dos alunos às atividades voltadas para o mercado, por meio de consultorias a empresas sob a orientação dos professores. As consultorias são conduzidas pelos alunos da equipe eleita da Empresa Júnior, com a supervisão dos professores. A participação nessa iniciativa pode ser contabilizada, parcial ou integralmente, como estágio supervisionado. As normas para o estatuto e participação são protegidas em um próprio.
Por meio dessa iniciativa importante, os alunos adquirem experiência prática, desenvolvem habilidades de consultoria e aprimoram suas habilidades empreendedoras. A Empresa Júnior é um ambiente de aprendizado valioso, onde os alunos aplicam conhecimentos teóricos em situações reais de negócios, fortalecendo sua formação e preparação para o mercado de trabalho.
empresajunior@pioxii-es.com.br
Matemático com sólida formação acadêmica e vasta experiência em sala de aula, iniciou sua vida docente como professor da rede municipal de Viana no ano de 2008, época em que ainda cursava um curso superior de tecnologia. Possui Bacharelado (2013) e Mestrado (2015) em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), além de um Doutorado (2022) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde desenvolveu sua tese em Geometria Algébrica, na qual estudou dimensões de variedades de Severi de curvas cuspidais. Além da área na qual se doutorou, seus interesses de pesquisa variam, indo de história e filosofia da matemática, chegando até áreas como Análise e Geometria Complexa.
Atualmente, atua como professor-coordenador de cursos na Faculdade Pio XII. Com experiência em diversas áreas da Matemática, ele ministra disciplinas de Matemática e Estatística em cursos de graduação variados, desde Administração e Ciências Contábeis até Biomedicina e Psicologia. Além disso, Alexandre tem contribuído como revisor técnico de livros e participado de bancas examinadoras e organização de eventos relacionados aos cursos que coordena.
coord.adm@pioxii-es.com