Se você está em busca de uma graduação curta e se interessa por compra e venda de produtos, o curso tecnólogo de gestão comercial pode ser perfeito para você. Vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre a área.
O que é gestão comercial?
Gestão comercial é o setor que envolve todas as transações comerciais de uma corporação. O intuito da profissão é gerenciar recursos a fim de garantir a eficiência de vendas e a qualidade e produtividade de empresas.
O que faz um gestor comercial?
O profissional de gestão comercial é responsável por todas as questões que envolve o setor de gestão comercial.
Entre as atividades desenvolvidas por um gestor comercial, estão: supervisionar vendas, analisar resultados, garantir o ritmo de vendas, realizar pesquisa de mercado, desenvolver estratégias de vendas, capacitar vendedores, monitorar concorrentes, etc.
Por que estudar gestão comercial?
Confira os 3 melhores motivos para se especializar na área:
Como funciona a graduação em gestão comercial?
A graduação em gestão comercial é do tipo tecnólogo. Essa modalidade de ensino superior tem menor tempo de duração e seu conteúdo é mais voltado para a prática, visando uma rápida inserção no mercado de trabalho.
O curso de tecnologia em gestão comercial dura em média dois anos e tem como intuito qualificar o estudante para gerenciar o setor comercial de organizações. Sendo assim, a grade curricular da formação conta com matérias das áreas de administração, contabilidade, economia, marketing e vendas.
Ao final da graduação, o formado recebe o diploma de tecnólogo em gestão comercial.
Qual o perfil de um profissional em gestão comercial?
Ao se tornar um profissional em gestão comercial certos traços de personalidade e habilidades facilitam o exercício da profissão. Um bom gestor comercial deve ser organizado e possuir um perfil de liderança, uma vez que sua principal função é gerenciar e orientar o setor de vendas.
Dominar técnicas de persuasão e motivação também é uma habilidade desejável neste profissional, uma vez que ele precisa convencer clientes a adquirirem determinado produto/serviço e de motivar sua equipe a aumentar a produtividade.
Levando em consideração que o principal colaborador do gestor comercial é a sua equipe, o bom profissional deve possuir inteligência emocional a fim de prezar pelas suas relações no ambiente de trabalho e, por vezes, saber lidar com pessoas completamente opostas à sua personalidade.
Onde um gestor comercial pode trabalhar?
Um gestor comercial pode atuar em empreendimentos de diversos setores, desde microempresas até multinacionais. Entre os principais campo de atuação na área, segundo o Ministério da Educação (MEC), estão: empresas de beneficiamento de bens de consumo e industriais, empresas de comercialização de insumos, empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria, empresas prestadoras de serviços de consumo final, empresas varejistas, atacadistas e de representação comercial.
Um gestor comercial pode atuar como vendedor, consultor, supervisor administrativo, coordenador comercial, gerente comercial e de vendas, etc. Além de ser qualificado para gerenciar seu próprio negócio, prestando serviços de consultoria, assessoria, entre outros.
Como está o mercado de gestão comercial?
O setor possui um mercado de trabalho amplo e aquecido, visto que é uma profissão fundamental para todo empreendimento e que o gestor comercial pode desempenhar diversas funções e assumir cargos de diversas hierarquias.
As expectativas para a área são promissoras devido ao grande número de novos negócios sendo abertos.
Como alcançar sucesso na área?
Apesar de ser um setor aquecido, o mercado de gestão comercial também é competitivo. Para conseguir seu lugar ao sol é necessário ser competente e diferenciado. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a garantir renome na área por meio de um trabalho eficiente:
Como ingressar na profissão?
Para se tornar um gestor comercial é necessário cursar gestão comercial em uma instituição de ensino superior. Se você tem interesse de seguir essa carreira, o primeiro passo é buscar uma faculdade.
Como escolher a melhor instituição para se profissionalizar?
Você já sabe tudo sobre o curso e a carreira de gestão comercial, agora chegou a hora de escolher onde você quer estudar. A decisão certa de onde cursar o ensino superior vai ser fundamental na sua qualificação e na busca por oportunidades no mercado de trabalho. Como sabemos que você se preocupa com o seu futuro, aqui vão algumas dicas para escolher a instituição certa:
Por que escolher a PIO XII?
A Faculdade PIO XII é a primeira instituição de nível superior do município de Cariacica. Desde a sua fundação em 1998, pelo saudoso Professor Rachid Mohamd Chibib, o objetivo principal da Faculdade é formar profissionais capazes de se adequarem às continuas necessidades do mercado, atualmente tão competitivo.
A prioridade da PIO XII é proporcionar aos seus estudantes um conjunto de saberes e conhecimentos provenientes de uma sólida formação geral (conhecimento científico), da formação profissional (conhecimento técnico) e da experiência de trabalho e social.
Aqui, os alunos são preparados por professores de renome no mercado e estimulados a exercitar o raciocino lógico, crítico analítico que permita reconhecer e definir problemas, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo de trabalho, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimento.
Ademais, a instituição possui a estrutura física que você precisa. A Faculdade conta com salas bem equipadas, elevador e rampa para garantir acessibilidade, laboratórios de informática, laboratório – escola, auditório, copiadora, biblioteca com mais de 7 mil volumes, entre outras coisas.
Gestão comercial é na PIO XII
O curso de gestão comercial da PIO XII tem como objetivo graduar profissionais da área comercial ou nela interessados em desenvolver talentos e competências para atuar no processo de comercialização nos segmentos de atacado, varejo e representação com a flexibilidade exigida pela nova economia.
A formação busca desenvolver um profissional dotado de visão estratégica e atitude empreendedora, ao passo que o aluno é constantemente desafiado a gerar soluções para problemas relacionados ao trade, posicionamento de mercado, gestão do relacionamento, criação de vantagens competitivas, além de estudar outras áreas relacionadas à vendas, mas que afetam o desempenho das organizações, como comunicação, custos, previsão de demanda, projetos, e recrutamento, seleção e treinamento da equipe comercial e seus impactos na rentabilidade e visibilidade da organização.
Agora que você já sabe tudo sobre a profissão de gestão comercial, que tal planejar a sua entrada na PIO XII? Nós temos 8 formas de ingresso – Enem, vestibular, transferência, segunda graduação, reingresso, programa Mais Bolsa, Nossa Bolsa e FIES- e diversos descontos esperando por você. Já estamos prontos para te receber! Saiba mais acessando o nosso site: http://faculdade.pioxii-es.com.br/