Titulação:
Bachalelado
Duração:
4 anos
Turno:
Noturno
Modalidade:
Presencial

Sobre o Curso

Em época de globalização, os conhecimentos de um administrador em Comércio Exterior são de grande valia e as empresas estão cientes disso e o mercado está altamente receptivo a esses profissionais.

Realizar Matrícula

De R$ 1.048,26

40% OFF*

Por R$ 628,95

*Percentual de desconto promocional concedido para os alunos entrantes em 2024/1. Desconto na matricula não acumulativo a outros descontos no semestre.

Para conhecer outros descontos, programas de bolsas e finaciamento, clique aqui

Curso Reconhecido no MEC

Administração com Linha de Formação Específica em Comércio Exterior Ato de Reconhecimento Portaria nº 481, de 16/08/2006 pub. no DOU em 17/08/2006. Renovado pela Portaria nº25, de 12 de março de 2012.

Ato de Reconhecimento

Portaria Ministerial nº 3042 de 26/12/2001 pub. no DOU em 27/12/2001

O curso de Administração com Linha de Formação Específica em Comércio Exterior tem por finalidade formar administradores que, além de conhecerem os principais enfoques de gestão necessários para administrar quaisquer organizações, estejam preparados para a realização de negócios internacionais.

Isto significa não só conhecer os mecanismos reguladores de importações e exportações, mas também e, principalmente, desenvolver a capacidade de fazer negócios com o resto do mundo.

O campo de trabalho inclui empresas importadoras ou de logística, empresas privadas dos mais diversos setores, que fazem importação e exportação, instituições financeiras, agências governamentais de desenvolvimento econômico, empresas de câmbio e de seguro. Você pode ingressar na carreira com um curso tecnológico.

O que você pode fazer?

  • Agenciamento de carga – Contratar frete e seguro internacional e acompanhar embarque e desembarque de mercadorias.
  • Análise – Servir de intermediário para o fechamento de contratos de compra e venda com empresas estrangeiras, de acordo com a legislação vigente.
  • Consultoria – Assessorar empresas de médio e pequeno portes que desejem iniciar negociações internacionais.
  • Cotação – Fazer cotação de moedas internacionais e de produtos.
  • Gestão – Estudar e determinar o mercado com o qual se deseja operar e elaborar os objetivos e as metas da exportação.
  • Logística – Determinar a forma de transporte dos produtos.
  • Marketing internacional – Fazer a análise de mercado e adaptar as mercadorias para a cultura local onde o produto será comercializado.

O Profissional de Comércio Exterior entende das técnicas e dos métodos de compra e venda de produtos e serviços entre empresas e governos de diferentes países. Ele acompanha os acontecimentos internacionais, tanto econômicos quanto políticos, e eventuais conflitos armados, para caracterizar mercados consumidores ou empresas fornecedoras.

Analisa as tendências dos mercados nacional e internacional, identifica as necessidades de seus clientes e fornecedores, identifica oportunidades de compra ou venda, elabora estratégias de negócio e marketing e define a logística, como frete e estocagem dos produtos importados ou exportados.

Matriz Curricular

Introdução à Administração em Comércio Exterior

60h

Linguagem e Gêneros Textuais

60h

Metodologia de Pesquisa Científica

60h

Postura e Competência Profissional

60h

Matemática Empresarial

60h

Teoria Geral da Administração

60h

Psicologia e Comportamento Organizacional

60h

Filosofia, Sociologia e Ética Geral

60h

Matemática Financeira

60h

Linguagem e Comunicação Organizacional

40h

Seminário Interdisciplinar em Comércio Exterior I

40h

Gestão de Pessoas

60h

Fundamentos de Contabilidade

60h

Direito Empresarial

60h

Métodos Quantitativos I

60h

Gestão de Processos e Modelos Organizacionais (Pré-requisito Teoria Geral da Administração)

80h

Legislação e Cálculos Trabalhistas

60h

Gestão de Custos e Formação de Preço de Venda

60h

Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais

60h

Terminologia em Comércio Exterior

20h

Inglês Instrumental

20h

Métodos Quantitativos II (Pré-requisito Métodos Quantitativos I)

60h

Seminário Interdisciplinar em Comércio Exterior II (Pré-requisito Metodologia de Pesquisa / Seminário I)

60h

Marketing I

60h

Administração Financeira e Orçamentária I (Pré-requisito Matemática Financeira)

60h

Microeconomia

60h

Sistemas de Informação

60h

Administração da Produção e Operações II

60h

Marketing II (Pré-requisito Marketing I)

60h

Administração Financeira e Orçamentária I (Pré-requisito Administração Financeira Orçamentária I)

60h

Administração da Produção II (Pré-requisito Administração da Produção e Operações I)

60h

Direito Internacional

40h

Legislação e Sistemática Aduaneira

20h

Transportes e Seguros Internacionais

20h

Projeto de Pesquisa em Comércio Exterior (Pré-requisito Seminário Interdisciplinar II)

40h

Mercado Financeiro e Mercado de Capitais

40h

Procedimentos de Importação e Exportação

60h

Macroeconomia

60h

Disciplina Eletiva I

40h

Disciplina Eletiva II

40h

Orientação de Trabalho de Curso I (Pré-requisito Projeto de Pesquisa em Com.Exterior)

80h

Estágio Supervisionado I

80h

Planejamento Estratégico e Serviços

80h

Jogos de Empresas em Comércio Exterior

80h

Economia Contemporânea

80h

Disciplina Eletiva III

40h

Disciplina Eletiva IV

40h

Orientação de Trabalho de Curso II (Pré-requisito Orientação de Trabalho de Curso I)

80h

Estágio Supervisionado II (Pré-requisito Estágio Supervisionado I)

80h

Coordenador