Titulação:
Tecnólogo em Gestão Comercial
Duração:
2 anos
Turno:
Noturno
Modalidade:
Presencial

Sobre o Curso

Este curso tem como objetivo graduar profissionais da área comercial ou nela interessados em desenvolver talentos e competências para atuar no processo de comercialização nos segmentos de atacado, varejo e representação com a flexibilidade exigida pela nova economia.

Busca desenvolver um profissional dotado de visão estratégica e atitude empreendedora, ao passo que o aluno é constantemente desafiado a gerar soluções para problemas relacionados ao trade, posicionamento de mercado, gestão do relacionamento, criação de vantagens competitivas, além de estudar outras áreas relacionadas à vendas, mas que afetam o desempenho das organizações, como comunicação, custos, previsão de demanda, projetos, e recrutamento, seleção e treinamento da equipe comercial e seus impactos na rentabilidade e visibilidade da organização.

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Curso Reconhecido no MEC

Tecnólogo em Gestão Comercial

Ato de Reconhecimento

Portaria nº 604, de 13 de outubro de 2016, publicada no DOU em 14 de outubro de 2016

Diferenciais do Curso

Ensino atualizado para o mercado
Visitas técnicas e aulas de campo para aplicação de conceitos teórico-práticos.
Corpo docente altamente qualificado
Conciliação de estudos e carreiras
Laboratório estruturado para a realização de aulas práticas, pesquisas e estágios supervisionados
Palestras e Networking com profissionais da área

O curso de Gestão Comercial tem como objetivo formar profissionais capazes de planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades comerciais de uma empresa. O aluno aprende a aplicar os fundamentos da administração para planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades comerciais de uma empresa.

O mercado de trabalho para profissionais desta área é bastante promissor. As empresas estão cada vez mais investindo em profissionais qualificados para gerenciar suas atividades comerciais. O salário médio de um profissional de Gestão Comercial é de R$ 5.000,00.

O curso de Gestão Comercial prepara os alunos para atuar em diversas áreas da administração, como:

  • Marketing
  • Vendas
  • Finanças
  • Logística
  • Planejamento estratégico
  • Consultoria

Focada nas transações comerciais, o curso tecnólogo em Gestão Comercial visa desenvolver a capacidade de seus alunos em:

  • Analisar viabilidade econômico-financeiro-tributário;
  • Planejar, operar, implementar e atualizar sistemas de informações comerciais;
  • Atuar no fluxo de informações com os clientes;
  • Projetar a visibilidade do negócio junto ao mercado;
  • Definir estratégias de compra e venda de produtos e serviços;
  • Gerenciar custo e formação de preço dos produtos;
  • Gerenciar o relacionamento com clientes.

O estudante do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial deverá desenvolver, no processo de formação, as seguintes competências:

  • Compreender a cadeia de negócio;
  • Identificar oportunidades de negócios;
  • Analisar demonstrativos financeiros;
  • Gerenciar e capacitar equipes;
  • Elaborar e implementar planejamento de vendas;
  • Negociar;
  • Definir e acompanhar orçamento (metas);
  • Interpretar cenários;
  • Agir de forma ética, respeitando os princípios de sustentabilidade e responsabilidade social;
  • Ser inovador.

Matriz Curricular

Gestão Empresarial e Comercial

60h

Linguagem e Gêneros Textuais

60h

Matemática Empresarial

60h

Postura e Competência Profissional

60h

Projeto Integrador em Gestão Comercial I

80h

Teoria Geral da Administração

80h

Psicologia e Comportamento Organizacional

60h

Matemática Financeira

60h

Linguagem e Comunicação Organizacional para Equipe de Vendas

40h

Disciplina Eletiva I

40h

Projeto Integrador em Gestão Comercial II

80h

Administração Financeira e Orçamentária

80h

Direito Empresarial

80h

Microeconomia

40h

Sistemas de Informação e Tecnologia de Comércio Eletrônico - CRM

40h

Marketing I

80h

Projeto Integrador em Gestão Comercial III

80h

Marketing II

80h

Gestão de Custos e Formação de Preço de Venda

60h

Gestão de Comércio Atacadista e Varejo

40h

Disciplina Eletiva II

40h

Disciplina Eletiva III

40h

Disciplina Eletiva IV

40h

Projeto Integrador em Gestão Comercial IV

80h

Centro de Pesquisas

A Faculdade possui o seu próprio Centro de Pesquisas, denominado Rachid Mohamd Chibib, saudoso fundador da PIO XII, cujas atividades tiveram início em 02 de julho de 2007 desenvolvendo as mais diversas pesquisas de mercado para as organizações privadas, como também pesquisas socioeconômicas para a área público, por meio de convênio. Os nossos alunos participam ativamente das linhas de atuação do Centro de Pesquisas, que são:

1 – Revista Científica Sapientia, que tem como objetivo alcançar (interna e externamente) o reconhecimento como instrumento de disseminação do conhecimento científico, da pesquisa e da excelência que caracteriza a Faculdade PIO XII.

2 – Pesquisas de Mercado que envolvimento Gerenciamento de pesquisa, de acordo com a demanda de mercado e com as oportunidades (necessidades e pertinência) de temas de interesse da comunidade acadêmica, das organizações privadas e das entidades públicas do Estado.

3 – Seminários e Congressos, criando um acompanhamento constante e consistente dos trabalhos participados na Faculdade PIO XII com todas as formas de divulgação de trabalhos científicos, sejam congressos, seminários, workshops, revistas, jornais, etc. Veja os artigos de professores e alunos da PIO XII apresentado em Congressos e Seminários.

4 – Pesquisas Institucionais que permitem contribuir com a Comissão Própria de Avaliação (CPA), inclusive aqueles relacionados à percepção da satisfação de alunos e ex-alunos da Faculdade. Promova o estreitamento do relacionamento da Faculdade com o mercado externo, sempre na convergência e em relação à sua área de atuação.


Empresa Júnior

As escolas de Administração comprometem-se a oferecer um ensino de excelência reconhecem a importância de contar com uma Empresa Júnior. Essa iniciativa é valorizada pelas empresas ao avaliar os currículos dos candidatos. A Empresa Júnior proporciona aos alunos a oportunidade de assumir responsabilidades ao atender os clientes, buscando orientação dos professores. Essa experiência promove o amadurecimento dos alunos, tornando-os mais proativos no mercado de trabalho ao propor soluções e buscar a resolução de problemas.

Denominada como Centro de Desenvolvimento Empresarial, essa estrutura autônoma na faculdade une o conhecimento dos alunos às atividades voltadas para o mercado, por meio de consultorias a empresas sob a orientação dos professores. As consultorias são conduzidas pelos alunos da equipe eleita da Empresa Júnior, com a supervisão dos professores. A participação nessa iniciativa pode ser contabilizada, parcial ou integralmente, como estágio supervisionado. As normas para o estatuto e participação são protegidas em um próprio.

Por meio dessa iniciativa importante, os alunos adquirem experiência prática, desenvolvem habilidades de consultoria e aprimoram suas habilidades empreendedoras. A Empresa Júnior é um ambiente de aprendizado valioso, onde os alunos aplicam conhecimentos teóricos em situações reais de negócios, fortalecendo sua formação e preparação para o mercado de trabalho.

Coordenador