Preciso fazer faculdade para ser um empreendedor?

Por admin |

24 jul, 2023 Curiosidades 4 minutos

Abrir uma empresa envolve conhecimentos de administração, contabilidade, marketing, entre outras áreas. Seja por necessidade ou por oportunidade, muitas pessoas têm se tornado empreendedoras. Com esse crescimento de abertura de empresas surge o questionamento se para ser empreendedor é necessário ou não cursar o ensino superior.

Tecnicamente não há nada que afirme que é preciso ter um diploma para ser empreendedor, qualquer pessoa pode se tornar um. Contudo, manter uma empresa lucrativa não é tão fácil como parece e exige conhecimentos que só podem ser desenvolvidos ou aprimorados por uma boa formação.

Apesar dos casos de empreendedores de sucesso sem diploma, como Silvio Santos e Steve Jobs, não é recomendado se jogar de cabeça no próprio negócio sem o mínimo conhecimento de como uma empresa funciona. Não existe nenhuma fórmula para empreender, porém algumas técnicas podem ser desenvolvidas a fim de diminuir riscos.

 

Cursos que podem te ajudar a empreender

Não existe uma faculdade específica para empreendedores. Contudo, muitos cursos podem ajudar o desenvolvimento de habilidades essenciais para abrir o próprio negócio. Confira:

  1. Administração: O administrador é um profissional multifuncional que está envolvido em processos desde as finanças até o marketing de uma empresa. Durante o curso, o profissional adquire conhecimentos que envolvem a abertura de um negócio e todos os procedimentos necessários para alcançar sucesso em um empreendimento.

 

  1. Ciências Contábeis: Um contador é responsável por cuidar do patrimônio de uma empresa, instituição ou pessoa física. É uma ótima formação para quem quer se tornar empreendedor, visto que entre as funções de um profissional da contabilidade está apurar impostos, ajudar em trâmites e propor o regime tributário mais adequado para cada tipo de negócio.

 

  1. Marketing: Boas estratégias de marketing são fundamentais para o crescimento de qualquer organização e na conquista de clientes. O profissional do marketing é capaz de elaborar um modelo de negócio, desenvolver métodos de comunicação com o público alvo, criar campanhas a fim de divulgar produtos e serviços, etc.

 

  1. Engenharia de produção: Durante o curso, o estudante aprende conceitos de Administração, engenharia econômica, contabilidade empresarial, gestão de pessoas, entre outros conhecimentos que auxiliam no processo de empreender.

 

Inscreva-se na nossa News Letter

Receba nossos conteúdos exclusivos e fique por dentro de todos os assuntos